Os dois países banhados pelo Mar Egeu

Template - Fotos de Artigos

Hoje vamos voltar a falar sobre a muita água que existe no nosso planeta, desta feita focados no Mar Egeu. Banhando apenas o território de dois diferentes países, este mar tem uma enorme importância histórica ao situar-se entre a Europa e a Ásia, sendo o mar onde se encontram ilhas histórias como Creta e Rodes.

1 – Grécia

Começando a falar sobre a Grécia, este é um dos dois países que são banhados pelo Mar Egeu, sendo mesmo um mar de enorme importância para este país. Na Antiguidade, os gregos até apelidaram este mar como Arquipélago, uma expressão que pode ser traduzida como mar principal. Este mar foi colonizado pela população grega há mais de quatro milénios e só em 1922 com o tratado de Lausanne é que este país cedeu à Turquia a costa oriental do mesmo.

2 – Turquia

Já o segundo país que é banhado pelo Mar Egeu é a Turquia, país que até ao ano de 1922 não detinha qualquer controlo sobre o mesmo. Dando-te mais dados sobre o Mar Egeu, este está localizado no Mar Mediterrâneo e tem uma superfície de 214 mil quilómetros quadrados e uma profundidade média de 2100 metros.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s