Os cinco rios mais longos de África

Os cinco rios mais longos de África Cultura de Algibeira

Já tinhas saudades de nos ver falar sobre rios? Então hoje é o dia ideal para ti, já que é sobre isso que aqui vamos falar hoje. Mais especificamente, sobre os rios mais longos do continente africano, onde se encontram mesmo alguns dos rios mais longos do mundo.

5 – Rio Zambeze

Começamos este nosso artigo a falar sobre o Rio Zambeze, um rio que tem uma extensão de 2693 quilómetros. Este rio atravessa a Zâmbia, Angola, Zimbábue, Moçambique, Malawi, Tanzânia, Namíbia e Botswana antes de ir desaguar no Canal de Moçambique.

4 – Rio Nilo Branco

Às portas do nosso pódio de hoje temos um dos rios afluentes do Rio Nilo, o Rio Nilo Branco. Com 3700 quilómetros de extensão, este rio percorre o Sudão e Uganda até se encontrar com o Rio Nilo Azul em Cartum e juntos formarem o Rio Nilo.

3 – Rio Níger

A abrir o nosso pódio temos então o Rio Níger, um rio que tem a sua foz no Golfo da Guiné após percorrer uma extensão de 4168 quilómetros. O percurso deste rio atravessa a Nigéria, o Mali, o Níger, a Argélia, a Guiné, os Camarões, o Burkina Faso, a Costa do Marfim, o Benim e o Chade.

2 – Rio Congo

Na segunda posição deste artigo e já entre os dez maiores rios do mundo temos o Rio Congo, um rio com 4667 quilómetros de extensão que termina no Oceano Atlântico. Ao longo do seu percurso, este rio atravessa a República Democrática do Congo, a República Centro-Africana, Angola, a República do Congo, a Tanzânia, os Camarões, a Zâmbia, o Burundi e o Ruanda.

1 – Rio Nilo

Por fim, o rio mais longo de África é mesmo o rio mais longo do mundo, o Rio Nilo. Com muito debate a existir sobre a sua extensão, é actualmente aceite que o mesmo tem uma extensão de 6650 quilómetros, tendo a sua foz no Mar Mediterrâneo. Pelo caminho, este rio atravessa o Sudão, o Sudão do Sul, a Etiópia, o Egipto, o Uganda, a Tanzânia, o Quénia, o Ruanda, o Burundi, a Eritreia e a República Democrática do Congo.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s