Os três Estados do Reino

Os três Estados do Reino Cultura de Algibeira

Hoje vamos mergulhar nos livros de história para falar sobre os três Estados do Reino, isto é, a divisão da sociedade em três diferentes estados, algo que foi originado em França durante o Antigo Regime e que acabou por ser adoptado por toda a Europa. Lembras-te de quais são estes três estados?

1 – Clero

Vamos então começar por falar sobre o clero, um estatuto social que era conhecido como o Primeiro Estado. Sendo o clero o conjunto de sacerdotes responsáveis pelo culto religioso, estes dividiam-se em Alto Clero e Baixo Clero, com o Alto Clero a ser composto pelos bispos responsáveis pelas dioceses, enquanto que o Baixo Clero era composto por padres e diáconos com pouco poder de decisão ou influência dentro da Igreja.

2 – Nobreza

Seguimos agora para o Segundo Estado, o estado social que era composto pelos membros da nobreza. De uma maneira geral, os membros da nobreza eram aqueles que possuíam uma ligação à riqueza e ao poder, sendo pessoas de elevada notoriedade ou pertencentes a famílias ilustres. Por serem nobres, estas pessoas possuiam também vários privilégios como a isenção de impostos ou a posse de terras. No Ocidente a nobreza passou a ser regida por leis e tornou-se um estatuto transmissível de forma hereditária.

3 – Povo

Por fim, resta-nos falar sobre o Terceiro Estado, o estatuto social que era reservado para a restante população em geral, também geralmente associado a ser o estatuto social da plebe. Sendo constituído pela maioria da população dos países, esta parte da população pagava impostos e direitos senhoriais, ao contrário das duas classes anteriores. Além desse pagamento de impostos, os membros deste Estado do Reino não detinham quaisquer direitos sociais, tendo que responder sempre perante as hierarquias superiores.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s