Os cinco municípios com mais lagares de azeite em Portugal

Azeite II

Muito se fala sobre a importância do azeite na culinária do nosso país e sobre o facto do azeite ser um dos principais produtos que produzimos, mas alguma vez paraste para pensar sobre os lagares onde estes são produzidos? Só nos lembramos disso hoje e, sem perdermos tempo nenhum, fomos em busca dos municípios com maior número de lagares de azeite no nosso país.

SHEIN Many GEO's

5 – Beja

Este nosso artigo de hoje começa então no Alentejo, região onde vamos falar sobre o município de Beja. De acordo com dados de 2018, existem um total de 11 lagares de azeite nesta região, um aumento face aos 2 de 1995.

4 – Mação

Às portas do nosso pódio temos então o município de Mação, município esse que em 1995 contava com um total de 25 lagares de azeite. Até 2018, Mação viu o número de lagares diminuir, contando agora com 13 lagares de azeite.

3 – Castelo Branco

Abrimos o nosso pódio de hoje com Castelo Branco, um município que em 1995 era dos que tinha mais lagares de azeite, totalizando 42 diferentes lagares. No entanto, tal como Mação, este viu o seu número de lagares reduzir drasticamente, contando actualmente com apenas 17.

2 – Proença-a-Nova

Continuamos na mesma região do nosso território nacional para agora falar sobre Proença-a-Nova, outro município que viu o seu número de lagares diminuir. De 29 lagares de azeite em 1995, este município mantinha 18 lagares em 2018.

1 – Mirandela

Por fim, o município português com maior número de lagares de azeite é Mirandela, embora também tenha visto o seu número de lagares diminuir entre 1995 e 2018. Se no século passado este município contava com 24 lagares, actualmente são 20 os lagares que podes encontrar em Mirandela.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s